terça-feira, 5 de outubro de 2010

ECOMODA


RECICLAGEM É MODA

Na luta em favor à natureza, os pneus inservíveis aparecem como grandes vilões. Assim como a frota de carros das grandes cidades aumenta diariamente, também cresce o número de pneus descartados no meio ambiente.

Os pneus velhos representam um grande perigo: geram resíduos prejudiciais, demoram um longo tempo para se decompor (até 240 anos), são um dos focos do mosquito da dengue devido ao acúmulo de água; sem falar na combustão de pneus que é altamente tóxica.

Porém, você sabia que é possível transformar esse problema em moda? É esse o trabalho da Goóc, a primeira empresa a reciclar pneus para desenvolver calçados com um design moderno e despojado. Presente no país desde 2004, a Goóc já reciclou cerca de 2,5 milhões de pneus inservíveis.

  
A matéria prima para a produção é fornecida por empresas de reciclagem de pneus dos estados do Mato Grosso e Paraná. A borracha do pneu inservível é transformada em blocos que contém o pó do pneu triturado, óleo estabilizador e óleo acelerador. Com a matéria prima em mãos,  a Goóc utiliza o processo de vulcanização (calor + pressão) para formar as solas das Eco Sandals.

Um exemplo dessa “arte feita com pneus” é a linha La Vie de sandálias ecológicas femininas que a Goóc criou para o verão 2011.  Disponíveis nas cores rosa, roxo, verde e branco, além de belas, também são confortáveis e leves, pois pesam aproximadamente 100g. A Goóc também oferece sandálias masculinas e infantis com sola de pneu reciclado.

Para ter idéia da importância deste trabalho, se cada brasileiro – ao total 183,9 milhões de habitantes – adquirir um par de sandálias de pneu reciclado, teremos eliminado em dois anos cerca de 35 milhões de pneus - já que com cada pneu é possível fazer em média 5 sandálias. Este é o desafio da Goóc no Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário